.
Want Wikipedia to look like this?   
Click here to upgrade your Wikipedia experience
TV Igreja Mundial | QuickiWiki

TV Igreja Mundial

  PO

Overview

TV Mundial
Igreja Mundial do Poder de Deus
Tipo Emissora de TV de conteúdo religioso
País  Brasil
Fundação 2006 (8 anos)[1]
por Valdemiro Santiago de Oliveira
Pertence a Igreja Mundial do Poder de Deus
Proprietário Valdemiro Santiago de Oliveira
Presidente Ronaldo Didini
Cidade de origem São Paulo, SP
Sede Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo, SP
Estúdios São Paulo
Formato de vídeo 4:3 (SDTV)
Cobertura Grande São Paulo e mais 44 municípios no Brasil
Emissoras afiliadas São Paulo TVZ
Paraná TVCi
Piauí TV Piauí
Espírito Santo (estado) TV Litorânea
Rio de Janeiro TV Passaponte
Ceará Canal 54 Fortaleza
Nome(s) anteriore(s) TV Igreja Mundial
TV IMPD
Página oficial TV Mundial
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
02 VHF (Rondonópolis)
07 VHF (Paranaguá)
13 VHF (Vitória)
14 UHF (Curitiba, Colombo e Rio de Janeiro)
15 UHF (Araripina)
16 UHF (Teotônio Vilela)
17 UHF (Belo Jardim)
18 UHF (Maceió)
19 UHF (Teresina)
21 UHF (Rio Branco)
22 UHF (Brasília)
24 UHF (Londrina)
25 UHF (São Paulo)
26 UHF (Matinhos)
29 UHF (Natal)
30 UHF (Feira de Santana)
31 UHF (Cáceres)
32 UHF (Macapá, Rio de Janeiro e São Gonçalo)
33 UHF (Mossoró)
35 UHF (Maringá)
36 UHF (São José de Piranhas)
38 UHF (Manaus, Campina Grande, Canoas, Porto Alegre e Palmas)
39 UHF (Sousa)
40 UHF (Belém)
43 UHF (Itumbiara)
45 UHF (Campos dos Goytacazes)
50 UHF (Florianópolis e São José e Salvador)
51 UHF (Trairi)
52 UHF (Belo Horizonte)
54 UHF (Fortaleza e Juiz de Fora)
55 UHF (Goiânia)
58 UHF (Recife)
Digital
15 UHF (Curitiba e Colombo)
20 UHF (Teresina)
55.1 UHF (São Paulo)
Em Implantação:
15 UHF (Paranaguá)
17 UHF (Maceió)
22 UHF (Brasília e Rondonópolis)
25 UHF (São Paulo)
31 UHF (Rio de Janeiro e São Gonçalo)
39 UHF (Canoas e Porto Alegre)
50 UHF (Salvador)
51 UHF (Florianópolis e São José)
53 UHF (Belo Horizonte)
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 14 (São Paulo)
Canal 25 (Guarulhos e Mogi das Cruzes)
RCA
Canal 23 (Itaperuna)
Canal 26 (Linhares)
Canal 34 (Curitiba)
Canal 74 (São Mateus)
Techcable
Canal 48 (Três Rios)
MasterCabo
Canal 58 (Lavras)


São Paulo, SP - TV Igreja Mundial
São Paulo, SP

A TV Mundial (também chamada a TV IMPD ou IMPD TV) é uma emissora de televisão brasileira, instalada na cidade de São Paulo. Sua programação é formada quase que totalmente por cultos evangélicos realizados pela Igreja Mundial do Poder de Deus, proprietária da emissora. Os cultos são exibidos ao vivo, sendo reprisados durante a madrugada. A maioria dos mesmos é ministrada pelo Valdemiro Santiago, fundador da igreja. A emissora não possui concessão. Sua programação é transmitida em emissoras que a Igreja arrendou o espaço.

História

A emissora foi inaugurada em 2006, através da transmissão apenas na TV a cabo[1] e também via Internet.

Em 1º de agosto de 2008, passou ser transmitida em UHF na Grande São Paulo e em sinal aberto nas parabólicas pela Rede 21.

Em 15 de agosto, 15 dias depois de inauguração, dirigentes da emissora conseguem que a emissora tenha a transmissão em rede nacional: a Rede 21, por 22 horas.

Em 2009, a igreja inaugurou a Cidade Mundial: A Mão de Deus Está Aqui, um complexo de estúdios de televisão de 400 . O complexo possui diversos cenários para gravações e uma área para apresentador e convidados, painéis com o logotipo da igreja e imagens de animais e réplica de uma montanha.

No mesmo ano, ganha primeiras afiliadas e retransmissoras no Brasil: Boas Novas (Amazonas e Capitais), TV Brasil Oeste (Mato Grosso), TV Alagoas (Alagoas) [2] e a TV Piauí (Grande Teresina).[3]

No dia 15 de setembro de 2009 a TV Igreja Mundial passou a ter seu sinal retransmitido pela TV Alagoas. Quando o canal resolveu trocar o SBT pela TV Igreja Mundial, surpreendeu até mesmo Silvio Santos e aos telespectadores da emissora, que não foram informados previamente da mudança.[4] A emissora fosse duramente criticada pela atitude sem prévio aviso e até acusada de transformar a televisão em local de telecultos de igreja evangélica, a despeito da maioria católica da população do Estado O valor do contrato foi revelado: a igreja pagava a emissora R$ 650.000 reais dos R$ 1.000.000 de reais que a igreja arrecada por mês dos pouquíssimos fiéis da igreja em Alagoas. A emissora se arrependeu do acordo e por conta de atrasos no pagamento do aluguel, pressão dos telespectadores e baixíssimos índices de audiência, resolveu voltar à transmitir desde do dia 31 de maio de 2010 o sinal SBT.[5]

Em fevereiro de 2011, a emissora passa ter sinal em Campo Grande, MS, através do Canal 46, até então era da Rede TV! [6] Valdemiro, não renova com a Rede Boas Novas e desde do dia 30 de junho de 2011, o sinal de sua emissora não é mais transmitido, para Norte do Brasil, em novembro de 2013, a Boas Novas voltou a transmitir o sinal da emissora.[7]

Em 16 de junho de 2012, às 00:00, o sinal da emissora chega no Rio de Janeiro através da TV Passaponte canal 32 UHF, no lugar da SESC TV.[8]

Em julho de 2012 a TVCi corta a parceiria com o canal Esporte Interativo, para transmitir a emissora de Valdemiro Santiago no estado do Paraná [9] [10]

No fim de setembro alugou um canal inteiro na NET, o custo mensal da ocupação do canal na TV por assinatura, custa aproxidamente 500 mil reais, o mesmo preço da Rede 21.[11] Santiago poderia desistir da programação do canal 21, mas agora o contrato foi renovado até 2015.[12] Os arredamentos custam 18 milhões de reais mensais, para Igreja Mundial do Poder de Deus [13] isso tudo somando rádio e emissoras de TV pequenas espalhada pelo Brasil. Recentemente o apostólo estava devendo a Rede Bandeirantes, proprietária da Rede 21, mas o religioso já pagou a dívida, colocando como templo da Igreja em Santo Amaro como garantia, além disso ele vendeu uma de suas fazendas para ajudar no quitamento do débito que tinha.

Em novembro de 2013 a Mundial perde a Rede 21 para a sua principal concorrente, a Igreja Universal do Reino de Deus do Bispo Edir Macedo. Foi alegado que a Mundial atrasou o pagamento ao Grupo Bandeirantes, com isso, perdeu tanto a Rede 21 quanto as madrugadas da Rede Bandeirantes. A Munidal perdeu o espaço que tinha na NET.

No dia 1º de dezembro de 2013, a TV Mundial abre o seu sinal para o satélite StarOne C2 com novo nome IMPD TV, no lugar da RedeTV! que está a nova frequência no satélite. Em 2014 deixou de ser transmitida esse frequência, voltando a ser ocupada pela RedeTV!.

Programação

A programação da emissora é integralmente formada por cultos e programas religiosos, exibidos ao vivo durante o dia e reprisados pela madrugada, mas que atualmente está restrito por falta de pagamento.[14] A audiência gira em torno de 0,5, o recorde de pontuação da emissora foi de 1,5 dando mais audiência conseguido superar o Primeiro Jornal, da Band, por exemplo.[15] [16] [17]

Nas outras emissoras

  • A Igreja adquiriu 22 horas diárias de programação da Rede 21 e possui programas de 2 a 4 horas na RedeTV! e TV Alagoas (manhã), na CNT (manhã e noite), na Boas Novas (manhã e noite), e na Rede Gênesis (manhã, tarde e noite).
  • Também comprou 22 horas diárias de programação da Rede Mercosul no Paraná.[18]
  • Também adquiriu 22 horas diárias de programação da TV Brasil Oeste (atual TV Médio Norte), que também se afiliou à Rede 21.
  • Desde maio de 2009 tem 24 horas de programação diária do canal 2 VHF na cidade de Palmas, Estado do Tocantins, assim inaugurando a TV Igreja Mundial.
  • Em Salvador aluga pela parte da manhã a TV Aratu SBT canal 4, manhã e tarde aluga a CNT Nordeste canal 18.
  • Em setembro de 2009 aluga quase integralmente a programação da TV Alagoas, até então afiliada ao SBT em Maceió. A grade da emissora fica restrita a apenas dois programas locais, o restante é preenchido pelos cultos e programas religiosos da Igreja. Em junho, a TV Alagoas volta a transmitir a programação do SBT, por conta de atrasos no pagamento do aluguel do sinal da emissora alagoana por parte da Igreja Mundial.
  • Também desde setembro de 2009, a programação da TV Igreja Mundial entrou no ar através do canal 38 UHF em Porto Alegre e Região Metropolitana transmitida 24 horas por dia. Depois de Porto Alegre e Palmas, vieram as retransmissoras em Salvador (nos canais 26 e 39, pela Rede 21 no canal 48) e Fortaleza no canal 54, até então era RIT por quase 7 anos.
  • Em 29 de março de 2010, a TV Verde Azul tornou-se afiliada através do canal 57 UHF no Rio de Janeiro.
  • Em abril , a emissora inaugura retransmissora em São José (Grande Florianópolis), pelo canal 50.[19]
  • Logo após, inicia parceria com a TV Nova Nordeste, que também possui programas próprios e também retransmite a Rede Gênesis.[20]
  • Em outubro de 2010, a Igreja assina contrato com a TV Miramar, para transmissão Integral da emissora em João Pessoa pelo canal 4 substituindo então à TV Brasil na Capital Paraibana.[21]
  • Em agosto de 2011, a Igreja assina contrato com a Rede Bandeirantes, para transmissão de cerca de quatro horas de conteúdo da emissora durante a madrugada, a partir de outubro, substituindo o Espaço Vida Vitoriosa, da Assembleia de Deus-Vitória em Cristo.[22]
  • Em março de 2012 Valdemiro pagou 1 milhão e 200 mil reais para arrendar 11 horas da programação da Mix TV[23] , porém 5 meses depois, por motivos desconhecidos a emissora jovem voltou a transmitir sua programação normal.
  • Desde abril de 2012 tem 24 horas de programação diária do canal 38 UHF na cidade de Palmas, Estado do Tocantins.
  • Em maio TV Igreja Mundial entra no ar na Capital Paraibana no canal 50 UHF que deverá ser retransmitida apenas por esse canal.[14]
  • Em dezembro de 2013, a RBTV alugar os horários para a IMPD TV na programação.
  • Em Rondonópolis mesmo com o fim do acordo entre a CNT e a TV IMPD, o seu sinal continua sendo retransmitido junto com a IURD TV e CNT.
  • Em julho de 2014, a Ideal TV passou retransmitir a programação da Igreja Mundial.

Emissoras

Afiliadas

Retransmissoras

Retransmissora da TVCi
Retransmissoras da TV IMPD

Antigas afiliadas

Antigas Retransmissoras

  • A TV Mundial tinha uma retransmissora em Santarém (PA) - Canal 2, ficou por pouco tempo e saiu no ar.
  • A TV Mundial tinha uma retransmissora em Aracaju (SE) no Canal 57, porém ficou fora do ar, o canal voltou no ar, agora transmitindo o Novo Canal.
  • A TV Mundial tinha uma retransmissora em João Pessoa (PB) no Canal 50, o canal entrou em 2012, no decorrer em 2014 ficou fora do ar, a TV Mundial saiu no ar e foi substituída pelo Novo Canal.

Tentativa de compra de emissoras

Rede TV!

Valdemiro tentou aproveitar da crise da Rede TV! para comprar-lá, mas foi informado do rombo financeiro que a emissora possui e resolveu se afastar das negociações.[24]

CNT

A CNT foi a segunda opção já que a Rede TV! tem um divida imensa, e os donos da emissoras já estão a fim de vender por um preço justo e bom. Lembrando que a emissora tem sede em Curitiba onde a TV Igreja Mundial já transmite seu sinal pela TVCi no Canal 14 UHF.[25] [26] Em março de 2012 o Jornal O Dia publicou uma nota dizendo que Valdemiro Santiago estava com as negociações avançadas para a compra da CNT e que já havia combinado que parte da programação a ser exibida já estava fechada, ou seja a partir de abril de 2013 seriam 12 horas de programação da Igreja Mundial do Poder de Deus.[27] Em fevereiro de 2013 havia anunciado que CNT foi vendida para o apostólo Valdemiro Santiago com o valor R$ 500.000,00 com 7 prestações.[28] [29] [30] No mês seguinte foi desmentido pela Família Martinez e garantiu que a emissora não foi vendida para o apostólo.[31] Em setembro de 2013, A Família Martinez, dona da CNT, está se preparando para uma possível venda do canal, que deve ocorrer nos próximos meses. Segundo o jornalista Flávio Ricco, a emissora contratou uma empresa especializada em fusões de empresas e em vendas de marcas, para que ela trate de possíveis acordos para potenciais compradores. No mês passado, o apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus tentou comprar a CNT, mas as conversas não foram para a frente, devido à falta de garantias financeiras do religioso. O fato é que os donos da emissora querem se livrar dela o quanto antes, já que só traz prejuízos. Atualmente, a CNT está com a grande maioria dos seus horários vendidos para terceiros, como igrejas evangélicas e católicas. Em maio de 2014, a emissora vendeu sua grade de 22 horas para Igreja Universal do Reino de Deus. Em 9 de junho, a CNT passou a transmitir TV Universal.

MTV

Medeados de abril de 2012, o português Ongoing e o americano News Corporation (Fox) e o apostólo Valdemiro Santiago, ficaram interessado em comprar a MTV Brasil emissora jovem e musical. Porém as negociações cessaram e a MTV tem contrato até 2018, com o grupo americano Viacom.[32] Em outubro de 2013, a MTV passou a ser o canal de TV por assinatura agora operada pela Viacom, o canal da TV aberta operada pelo Grupo Abril que anteriormente transmitia a MTV que tinha contrato com a Viacom passou a se chamar Ideal TV umas das propriedades do grupo. Em julho de 2014, a Ideal passou a retransmitir a programção da IMPD TV

Rede 21

Valdemiro Santiago estaria negociando a compra da Rede 21, apesar do arrendamento ter sido renovado. Os envolvidos nas negociações não anunciaram e nem se pronunciaram oficialmente sobre as informações. Em 8 de novembro de 2013, a emissora passa a retransmitir a programação da TV Universal.

Emissora no Estados Unidos

Segundo Portal F5, Valdemiro tentou a compra de um canal à cabo 24 horas voltado aos brasileiros e hispânicos residentes. O canal de Santiago deveria ficar sediado na Flórida, mas nada foi concretizado[33]

Controvérsias

Crises em 2009 e 2010

Após uma crise na igreja (por conta das reformas na igreja), atualmente a TV Igreja Mundial perdeu a sua programação e por isso o Canal 21 está transmitindo outros programas no lugar dos programas da igreja. Mas as crises passaram e atualmente a rede está com sua programação normal. A TV Igreja Mundial também anda devendo cerca de R$ 6 e R$ 10 milhões para Rede TV!, há meses que a emissora não cumpre com seus compromissos.[34]

Atrasos de Pagamento e Perda de Afiliadas

Em novembro de 2008, pouco depois da decisão da Anatel de acabar com as emissoras que tinham sua programação baseada em vendas, a Rede Mercosul arrenda a emissora para o pastor Valdomiro Santiago, o dono da Igreja Mundial do Poder de Deus, sendo alugadas cerca de 18 horas diárias na programação, mesmo assim, ainda há alguma programação local. No dia 5 de novembro de 2012, foi anunciado pela própria emissora que ela deixaria de transmitir a TV Igreja Mundial para ser afiliada da Record News no Paraná.

Em 2011, o apóstolo Valdomiro Santiago comprou, por um valor não revelado, a programação das madrugadas da Band. Mas, segundo o jornalista Lauro Jardim, da revista “Veja”, o apóstolo não tem mais dinheiro para honrar os compromissos estabelecidos com a emissora.

Segundo anunciou a coluna Radar On Line, Johnny Saad, dono do grupo Band, já estaria incomodado desde março com atrasos no pagamento não apenas dos programas na Band, mas também os do Canal 21, pertencente ao mesmo grupo.

Por isso, Valdomiro estaria sondando locatários de televisão para repassar os espaços adquiridos, sem maiores prejuízos. Estima-se que a IMPD gaste mais de R$ 200 milhões por ano com mídia.

Em outubro de 2011 a Igreja Mundial do Poder de Deus "IMPD" assina contrato com a TV Miramar, para transmissão Integral da emissora em João Pessoa pelo canal 4, substituindo então a TV Brasil na Capital Paraibana. Porém, um ano depois, a TV Miramar continua com a transmissão integral da TV da Igreja Mundial do Poder de Deus "IMPD" e ainda não retornou com a grade de programação local. A Igreja Mundial do Poder de Deus "IMPD" passou a ser também retransmitida em João Pessoa no Canal 50 UHF. Em 17 de dezembro de 2012 a TV Miramar deixa de retransmitir a Igreja Mundial do Poder de Deus "IMPD" e passa a retransmitir integralmente o sinal da TV Cultura.

A emissora fechou o contrato com a TV Verde Azul para transmitir a TV Igreja Mundial, mas devido a desentendimentos com a alta cúpula da emissora do Apóstolo Valdomiro Santiago, por atrasar o pagamento para manter a emissora no ar, no dia 15 de julho de 2010, a TV Verde Azul rompe o contrato com a TV Igreja Mundial.

Na manhã do dia 14 de setembro de 2009, a TV Alagoas deixa de exibir a programação do SBT e passa a transmitir a programação da TV Igreja Mundial, ligada à Igreja Mundial do Poder de Deus, para a qual vendeu 22 horas de sua programação.

As reações pela troca da programação do SBT pela pregação de pastores da Igreja Mundial do Poder de Deus em todo o Estado do Alagoas foram imediatas. A mudança repentina da programação do SBT pela igreja irritou os telespectadores alagoanos, que reclamaram por inúmeros telefonemas e e-mails à emissora através de diversos sites, nos dias seguintes. No site de relacionamentos Orkut, a comunidade oficial da TV Alagoas foi diariamente atacada com mensagens de protestos dos telespectadores contra a programação da Igreja Mundial do Poder de Deus, com duras críticas, inclusive com palavras de baixo calão contra os proprietários da emissora e a igreja.

Em novembro, a Conferência Estadual de Comunicação divulgou uma dura nota criticando a emissora por exibir exorcismo nas pessoas durante sessões de descarrego, alegando que veículos de comunicações são concessões públicas e deve ser utilizado por todos os povos brasileiros. No 12 de maio de 2010, a TV Alagoas volta a transmitir a programação do SBT, mas igreja é transmitida somente 2 (duas) horas de aluguel da programação da emissora.

Em 20 de setembro de 2009, sem aviso prévio aos telespectadores, a TV Piauí troca a RedeTV! pela Rede 21 com parceria Igreja Mundial do Poder de Deus que tem 22 horas da programação. A parceria do “contrato de aluguel” entre a TV Piauí com a Rede 21 e a TV Igreja Mundial que durava 3 anos e 3 meses, chega ao fim em 9 de fevereiro de 2013. Segundo o Portal 180 Graus, ao entrar em contato com Grupo Meio Norte, confirmou o fim de contrato e que os pastores dessa igreja não tem mais interesse em renová-lo, o que levou fim do contrato. No dia 1º de abril, a TV Piauí voltou a retransmitir o sinal da TV Mundial

Perda do espaços da CNT e Rede 21

No dia 23 de maio de 2013, Rede CNT deixa de transmitir sinal da TV Mundial. Os motivo foi a dívida era de R$18 milhões da Igreja Mundial com a CNT que detinha 10 horas da programação diária da emissora, a igreja não pagava desde fevereiro. Com isso a CNT deixa de retransmitir a programação da IMPD.

Segundo informações dadas pelo Ricardo Feltrin do Universo Online em sua coluna, a IMPD perderá seu espaço para Igreja Universal do Reino de Deus a partir do dia 21 de outubro de 2013.[35] Ainda noticiado pela imprensa, Valdomiro estaria devendo cerca de treze a vinte e um milhões a emissora por falta de pagamento.[36]

Notas e referências

  1. a b Rodrigo Cardoso e João Cardoso, Loes.O homem que multiplica fiéis, IstoÉ, nº 2151, fevereiro de 2010
  2. TV alagoas troca SBT por canal da Igreja Mundial..
  3. Igreja Mundial tira mais uma TV do ar Porta Fiel.
  4. Após oito meses, TV Alagoas volta para o SBT Ricardo Feltrin, Colunista do UOL.
  5. Afiliada volta a exibir sinal do SBT em Alagoas Site oficial do SBT.
  6. Crise: TV Capital, em Campo Grande, deixa Rede TV! e assina com Igreja Mundial Telinha da TV (14/08/2012).
  7. AIgreja Mundial aparecerá menos na TV após o Apóstolo Valdemiro Santiago não renovar contrato Gospel Mais.
  8. TV Passaponte passa a retransmitir o sinal da TV Igreja Mundial.
  9. Esporte Interativo deixa de ser transmitido em Curitiba.
  10. Página de Fábio "Kbrall" Medeiros, diretor de contéudo, no Facebook, falando sobre a TVCi.
  11. Com espaço na Net, Igreja Mundial pode deixar Rede 21.
  12. Igreja Mundial faz acordo com Band e fica no canal 21 até 2015.
  13. Haja dízimo por, Lauro Jardim, Radar on-line, Revista Veja.
  14. a b TV Igreja Mundial lança seu canal aberto em João Pessoa.
  15. Igreja Mundial e o Sucesso de Valdomiro Santiago na Mídia Baú Gospel.
  16. Igreja Mundial do Poder de Deus ganha do “Primeiro Jornal”. Baú Gospel.
  17. Cinco atrações da Band amargam 1 ponto; "Primeiro Jornal" zera Na Telinha - UOl.
  18. Comunicação em nome do pai Epocaestado Brasil.
  19. IMPD em Florianopólis De Olho na Capital.
  20. A TV Nova Nordeste agora retransmite a programação da TV Igreja Mundial,da IMPD Link de Pernambuco.
  21. Com chegada da TV Mundial, TV Miramar pode passar a transmitir TV Cultura Site - Televisão na Paraíba.
  22. Silas Malafaia: Valdemiro Santiago é um traíra Tela Crente.
  23. Igreja tenta comprar mais 11 horas em canal jovem Portal F5 - Folha de S.Paulo.
  24. Valdemiro tenta comprar Rede TV!.
  25. Valdemiro Santiago negocia compra da CNT!.
  26. Valdemiro Santiago tentou comprar a Rede TV! e agora parte para a CNT TV Foco.
  27. Em abril, CNT vai ter 12 horas de programação evangélica Coluna do Léo Dias (Jornal O Dia).
  28. Valdemiro Santiago compra a Rede CNT RD1.
  29. Valdemiro compra a CNT Revista Veja - Coluna Radar-Online por Lauro Jardim.
  30. Valdemiro Santiago compra a CNT, será? TVs do RJ.
  31. Rede CNT garante que não foi vendida ao pastor Valdemiro Santiago NaTelinha.
  32. Apóstolo milionário, Fox e portugueses tentam comprar MTV Blog Daniel Castro - R7.
  33. Igreja Mundial oferece US$ 14 milhões por canal nos EUA Portal F5, Coluna do Ricardo Feltrin.
  34. Rede TV! agora é que sofre calote de R$ 10 mi de pastor Meionorte.com.
  35. Feltrin, Ricardo (21 de outubro de 2013). Universal derruba e tira Igreja Mundial da Band e do canal 21 Universo Online. Visitado em 27 de outubro de 2013.
  36. Castro, Daniel (27 de outubro de 2013). Em guerra com Edir Macedo, Valdemiro se despede da Band Notícias da TV. Visitado em 27 de outubro de 2013.

Ver também

This page is based on data from Wikipedia (read/edit), Freebase, Amazon and YouTube under respective licenses.
Text is released under the Creative Commons Attribution-ShareAlike License.